sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Vous odeurs l'ignorance, ma chère!

Acho graça quando gente "pequena" diz que eu sou exagerada, ou que não tenho motivos pra certas coisas. O fato é que se eu faço as coisas parecerem grandes é porque tenho paixão por minhas paixões, e, eu posso, já que eu estudo e sei como é organizada a construção do juízo moral dos indivíduos, sem falar que sou egoísta o suficiente para criar os MEUS motivos para tudo. Enfim; entre as minhas paixões está o cinema, gosto de várias vertentes, de vários 'lados', de várias nacionalidades, vários temas, mas hoje em especial eu lembrei de um filme francês muito bom do Godard. O filme é "Le mépris" ('O desprezo' em português).
O filme mostra o processo de 'desamor' entre Paul (Michel Piccoli) e Camille (Brigitte Bardot), tudo começa com um ciúmes de Paul. A trama se passa na Itália, enquanto Paul está dirigindo um filme. O fim da relação acontece no local onde estão sendo gravadas as cenas externas do filme.
A melhor cena do filme, é uma cena onde Camille já está de saco cheio do parceiro, está cansada de ver as coisas andarem apenas da maneira que ele sempre quer, está cansada de ser tão pequena mesmo não aparentando, e resolve fazer dos detalhes coisas gigantescas, grandes barreiras para a continuação da relação, resolve desprezar Paul.


Camille: Ah não, eu te imploro. Mas isso me fascina...
Paul: Eu lhe garanto que...
Camille: Não! Deixe-me!
Paul: O que você tem hoje?

Camille: Eu tenho nojo dos homens.Você não pensa em mais nada...

Enfim, esse é, entre vários, um filme que eu indico, tem momentos que as pessoas precisam criar certas percepções, para o bom desenvolvimento das relações humanas, e esse pode ser um filme que ajuda nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário